CASTLEVANIA é a série de jogos produzidos pela empresa japonesa de jogos KONAMI, que narra a história da família Belmont. A peculiaridade desta família é que em toda geração, um de seus membros torna-se um CAÇA-VAMPIROS!
A “aparente” falta de criatividade do enredo do jogo acaba quando se percebe que nenhuma outra empresa foi tão feliz quanto a Konami e a saga dos Belmont contra Conde Drácula. Os poucos jogos jogos de vampiros existentes por aí são, no mínimo, chatos, diferentemente dos bem-bolados-porém-já-manjados-jogo-de-plataforma.
É exatamente essa falta de compromisso é que faz o jogo tão atraente. O jogo, evoluído desde a sua primeira versão até as mais recentes versões para PlayStation® e N64®, o jogo não tem preocupações em ter gráficos 3D, como anda essa febre ultimamente de QUAKE e DOOM´s por aí. O jogo se mantém, ao menos até agora, a sua “cara” original. (NOTA: Este texto foi originalmente escrito em 2002. Hoje já existe versões em 3d do jogo).
O primeiro jogo a ser lançado foi no computador MSX2, em 1986 e respectivamente, no console NES. O sucesso foi imediato e o jogo, a medida que a empresa KONAMI foi crescendo, foi ganhando novas versões para outros consoles e novas aventuras com outros membros da família Belmont. Alguns computadores e consoles que ganharam versões do jogo CASTLEVANIA:
- MSX
- NES
- SNES
- SEGA GENESIS
- PlayStation
- PlayStation 2
- N64
- GameBoy
- GameBoy Advanced
O jogo CASTLEVANIA – Symphony of the Night – é uma das exceções que aconteceram durante a série de jogos. O “heroi” do jogo não é um membro da famíla Belmont, mas Alucard, um meio-homem, meio-vampiro, que foi investigar o desaparecimento de Ritcher Belmont (Ritcher desapareceu no jogo Drácula X, no ano de 1788). Alucard volta a CASTLEVANIA (Nome do castelo) em 1793, disposto a descobrir o que aconteceu a Ritcher Belmont. A primeira aparição de Alucard, foi no ano 1476, no jogo “Dracula´s Curse”, para NES.
Aqui vão alguns “Screen Shots” do game para PlayStation e outros do jogo original, de 1986, “Vampire Killer”:
O espetáculo do jogo é a trilha sonora, digna de cinema. Completamente orquestrada, o jogo para PlayStation ganhou inúmeros prêmios internacionais pela sua excelente trilha sonora. Felizmente, é possível ter uma pequena amostra. Segue alguns arquivos em MP3 e MIDI que deixarão você realmente louco. (NOTA: Não disponibilizamos mais na área de download do site as musicas do jogo, em respeito aos Direitos Autorais da empresa)
Para finalizar, o jogo de PlayStation não é possível disponibilizá-lo da Internet, por ser um CD, além de ser protegido por direitos autorais. Ah, claro, você precisará de um console também, ou de um emulador para o computador, apesar de exigir configurações nada modestas.
O jogo VAMPIRE KILLER você pode conseguí-lo em algum site de emulação, onde seja possível baixar ROM de computadores MSX. Também será necessário um emulador. Recomendamos o BlueMSX. Você pode baixá-lo em http://www.bluemsx.com/ gratuitamente.