SESC Ipiranga – Jogos de Tabuleiro Gigante

No último dia das crianças, realizamos mais um evento no SESC. E dessa vez, o evento foi realizado no SESC Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo – SP, cep 04203-000).

A proposta da atividade foi trazer jogos de tabuleiros gigantes para a criançada (já que era dia das crianças) aprenderem alguns jogos não triviais, além do que os pais conhecem. Ao perguntarmos para os pais sobre jogos de tabuleiro, a resposta recorrente era damas e xadrez ao ver um tabuleiro quadriculado.

Em parceria com a Ludi Educandi, e sem inovar muito nas regras ou complexidade dos jogos, usando tabuleiros já cohecidos pelo público, trouxemos 3 novos jogos para as pessoas:

  • Trilha (ou Moinho): Jogo onde o objetivo é reduzir as peças do adversário a pelo menos duas. Para isso, você coloca (ou posteriormente no jogo, move) as peças de modo a formar a Trilha, uma sequencia de 3 peças, e elimina uma peça do adversário.
  • Reversi (ou Othello): O objetivo é cercar as peças do adversário de um lado e de outro e virá-las para sua cor. O jogo termina quando se completa as 64 casas do tabuleiro ou quando não é mais possível virar as peças. O vencedor é quem termina com mais peças de sua cor.
  • “A Raposa e os Gansos”: Um jogo assimétrico onde uma raposa deve tentar pegar os gansos (ou ovelhas). Os gansos, por sua vez, devem trabalhar em conjunto para se protegerem da raposa.

A recepção, como sempre, foi muito positiva pelo público.

Algumas fotos do evento: