Game Design Concepts – O que é o “Game Design Concepts”? – Tradução

TweetO que é o “Game Design Concepts”?1 Por Ian Schreiber (http://gamedesignconcepts.wordpress.com/) Tradução de Bruno Salvatore Drago (http://www.xuti.net) Original em http://gamedesignconcepts.wordpress.com/2009/03/31/what-is-game-design-concepts/ […]
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O que é o “Game Design Concepts”?1

Por Ian Schreiber (http://gamedesignconcepts.wordpress.com/)

Tradução de Bruno Salvatore Drago (http://www.xuti.net)
Original em http://gamedesignconcepts.wordpress.com/2009/03/31/what-is-game-design-concepts/ (Acesso em 20.07.2009)

Quem sou eu?2

Meu nome é Ian Schreiber. Tenho trabalhado na indústria de videogame desde a virada do milênio, primeiro como programador, e depois como game designer. Tenho realizado aulas de “game design” desde o ano de 2006. Para outras informações, você pode buscar meu nome no Google.

O que é este blog?

Este blog é um experimento em “game design” e pedagogia. Durante o verão de 2009, eu publicarei neste blog uma série de aulas, notas de curso, leituras e desafios com o tema game design.

Este blog é um curso de game design (especificamente, design para sistemas não digitais).

  • Quanto custa? Nada. Este curso3 é aberto para todos.
  • Pré-requisitos: Nenhum. A minha intenção é fazer este curso acessível a todos, com os mais diversos níveis de experiência, enquanto forneço recursos adicionais úteis aqueles que possuem conhecimento mais avançado.
  • Duração4 : Segunda, 29.06.2009 até Domingo, 06.09.2009. Publicarei os textos duas vezes na semana. Você pode ler no seu próprio ritmo. O curso dura dez semanas.
  • Público: Qualquer um interessado em Game Design. Isso inclui estudantes que são interessados no tema; professores que lecionam alguma disciplina de “Game Design” e desejam comparar o material de curso; desenvolvedores de jogos com interesse em design ou desejo de ver um exemplo do que os estudantes estão aprendendo hoje em dia; ou, pessoas de alguma forma relacionadas a “game designers” e são curiosas sobre o que essas pessoas fazem o dia inteiro.

Dois níveis de participação5

Se você deseja apenas ver o conteúdo, tudo o que você precisa fazer é colocar o site6 em seus links favoritos e ler. Você pode até mesmo deixar comentários.

Porque estou fazendo isso?

Eu tenho muitas motivações para iniciar esse projeto, algumas são egoístas outras são altruístas. Algumas eu adianto a seguir:

  • Game design é minha paixão e eu adoro compartilhar isso com qualquer um e com todos;
  • Tenho lecionado em sala de aulas tradicionais e algumas online, e quero experimentar métodos alternativos de ensino;
  • Expondo o meu material de curso e observando os comentários e discussões, eu posso melhorar o curso quando leciono por dinheiro;
  • Faço uma mudança em minha carreira. Se este curso for bem sucedido, me dará uma grande visibilidade em meu campo e promoverá meu nome como uma marca.

Isso é realmente, totalmente, 100% grátis?

A leitura do blog é grátis, bem como o registro . Existm alguns custos:

  • Existe um livro de referência obrigatório. Pode ser encontrado por cerca de US$25.
  • Parte do curso envolverá a criação de um inteiro projeto não-digital, então você precisará comprar os materiais para isso. O valor pode variar entre US$25 e US$50, dependendo do jogo.
  • Isso é ainda mais barato que a mensalidade de uma faculdade.

Onde consigo mais informações?

Visite o site http://gamedesignconcepts.wordpress.com/ (em inglês).

Nota de tradução (N.T.): O texto apresentado neste post, bem como nos subsequentes que estarei publicando, foram TODOS autorizados pelo Autor. Pelo fato do Blog original ser escrito essencialmente em 1a pessoa, procurei manter o texto mais fiel possível ao original, mas cortei comentários pontuais, aplicados principalmente ao contexto da época em que foi escrito. Os textos são de Junho de 2009. Todas as traduções serão acompanhadas de suas explicações em notas próprias.
[1] N.T. : O termo “Game Design Concepts” significa “Conceitos de Design de Jogos”. No entanto, somente serão traduzidos os termos onde a expressão tiver o seu literal significado. Aqui, entendemos que a expressão é usada de forma ambígua pelo autor, significando também o nome do curso, de modo que decidimos por manter inalterado. Os nomes em inglês não serão modificados, nem expressões comuns ao desenvolvimento de jogos, como “design”,”brainstorming” e outros termos em inglês já consagrados pelo uso, no Brasil, e que seria de difícil ou maior dificuldade encontrá-los em livros ou mecanismos de buscas.
[2] N.T.: O presente texto foi publicado no Blog do Autor e traduzido com autorização do mesmo.
[3] N.T.: Pela adaptação do texto ao tempo que está sendo traduzido, os termos classe e curso, em inglês, estão sendo traduzido como “curso”, de forma indiscriminada, uma vez que não é mais possível participar do curso, como participante.
[4] N.T.: O curso não aceita mais inscrições na data desta tradução.
[5] N.T.: Ver nota anterior. A referência a como se inscrever no curso foi omitida propositadamente.
[6] N.T.: Site e blog serão traduzidos indistintamente, sendo tratados como sinônimos.
[7] N.T.: Para inscrever-se no blog, vá ao endereço eletrônico http://gamedesignconcepts.wordpress.com/ – Os comentários devem ser enviados em inglês

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