Atividades no Rio de Janeiro: Entretenimento levado a sério

Jogos.com.vc
Jogos.com.vc – Evento no Rio de Janeiro

Na última semana, a parceria entre a XuTi Game Development e a Ludi Educandi deu mais frutos. Entre os dias 18 e 22 de Outubro de 2010, estivemos no Rio de Janeiro promovendo nossas atividades de entretenimento, cultura e educação com jogos eletrônicos. A atividade, denominada “Jogos.com.vc” (“Jogos com você” – e que lançaremos um site somente com e para essas atividades) pôde ser considerada um sucesso.

Com patrocínio do SESC Rio de Janeiro – as atividades foram centradas em duas unidades: SESC Madureira e SESC Ramos onde mostramos o mundo dos jogos para os participantes, envolvendo desde a simples participação em games até oficinas de como se fazer um jogo.

Quais foram as atividades?

Dentro do evento “Jogos.com.vc”, evento de nossa iniciativa, ocorreram diversas atividades que passaram por uma grande gama de vivências envolvendo diversas áreas e usos dos computadores e jogos. Das mais simples, como a participação experimentando jogos diversos, até mesmo o desenvolvimento de um jogo eletrônico no estilo RPG.

  • Sinapse: A atividade Sinapse é a atividade que realizamos com a idéia de ligar o corpo e a mente. Utilizando um videogame com sensor de movimentos (Nintendo Wii), jogamos jogos que envolvem o uso do corpo como controle e façam essa ligação entre a diversão e algum tipo de atividade física. Jogos de esporte foram os jogos que deram o passo nessa atividade.
  • Jogos online de estratégia: Utilizando computadores ligados a internet, acessamos diversos jogos onde os jogos não somente um passatempo: Sua performance nos jogos será melhor se você aplicar os seus conhecimentos adquiridos na escola, tal como física e biologia.
  • RPG Maker: A oficina de RPG Maker utiliza o “maker” de jogos eletrônicos de mesmo nome, onde os participantes aprendem desde os conceitos básicos sobre enredo, ambientação e desenvolvimento de personagens em histórias, até os comendos básicos para o desenvolvimento de um jogos eletrônicos baseadas nessa prática ferramenta.

A experiência

Foi muito gratificante a experiência de realizar essas oficinas no Rio de Janeiro. De 8 a 80 anos, conseguimos atingir todas as faixas etárias. Sim, esse foi o público de nossas oficinas: Todos. Predominantemente os jovens entre 10 e 16 anos foram os que mais apareceram em nossas oficinas. Mas ninguém com mais de 50 anos tiveram qualquer tipo de  problemas em jogar Wii ou para tentar desenvolver o seu próprio jogo.

Colocaremos algumas fotos que tiramos durante esse período.