Castlevania: Simphony of the night

logotipo - jogo Castlevania

CASTLEVANIA é a série de jogos produzidos pela empresa japonesa de jogos KONAMI, que narra a história da família Belmont. A peculiaridade desta família é que em toda geração, um de seus membros torna-se um CAÇA-VAMPIROS!

A “aparente” falta de criatividade do enredo do jogo acaba quando se percebe que nenhuma outra empresa foi tão feliz quanto a Konami e a saga dos Belmont contra Conde Drácula. Os poucos jogos jogos de vampiros existentes por aí são, no mínimo, chatos, diferentemente dos bem-bolados-porém-já-manjados-jogo-de-plataforma.

É exatamente essa falta de compromisso é que faz o jogo tão atraente. O jogo, evoluído desde a sua primeira versão até as mais recentes versões para PlayStation® e N64®, o jogo não tem preocupações em ter gráficos 3D, como anda essa febre ultimamente de QUAKE e DOOM´s por aí. O jogo se mantém, ao menos até agora, a sua “cara” original. (NOTA: Este texto foi originalmente escrito em 2002. Hoje já existe versões em 3d do jogo).

Konami logotipo - Vampire Killer
Konami logotipo – Vampire Killer
Logotipo - Vampire Killer
Logotipo – Vampire Killer
Konami logotipo - Castlevania SotN
Konami logotipo – Castlevania
Logotipo - Castlevania
Logotipo – Castlevania

O primeiro jogo a ser lançado foi no computador MSX2, em 1986 e respectivamente, no console NES. O sucesso foi imediato e o jogo, a medida que a empresa KONAMI foi crescendo, foi ganhando novas versões para outros consoles e novas aventuras com outros membros da família Belmont. Alguns computadores e consoles que ganharam versões do jogo CASTLEVANIA:

  • MSX
  • NES
  • SNES
  • SEGA GENESIS
  • PlayStation
  • PlayStation 2
  • N64
  • GameBoy
  • GameBoy Advanced

O jogo CASTLEVANIA – Symphony of the Night – é uma das exceções que aconteceram durante a série de jogos. O “heroi” do jogo não é um membro da famíla Belmont, mas Alucard, um meio-homem, meio-vampiro, que foi investigar o desaparecimento de Ritcher Belmont (Ritcher desapareceu no jogo Drácula X, no ano de 1788). Alucard volta a CASTLEVANIA (Nome do castelo) em 1793, disposto a descobrir o que aconteceu a Ritcher Belmont. A primeira aparição de Alucard, foi no ano 1476, no jogo “Dracula´s Curse”, para NES.

Aqui vão alguns “Screen Shots” do game para PlayStation e outros do jogo original, de 1986, “Vampire Killer”:

Castlevania - Simphony of the night - Grande jogo de Playstation 1
Castlevania – Simphony of the night – Grande jogo de Playstation 1
Castlevania - Simphony of the night - Allucard Vs dracula
Castlevania – Simphony of the night – Allucard Vs Drácula
Castlevania - Simphony of the night
Castlevania – Simphony of the night
Vampire Killer - MSX
Vampire Killer – MSX: Boa jogabilidade até hoje.
Vampire Killer - MSX
Vampire Killer – MSX
Vampire Killer - MSX
Vampire Killer – MSX: Inspiração e o começo de uma série que dura até hoje.

O espetáculo do jogo é a trilha sonora, digna de cinema. Completamente orquestrada, o jogo para PlayStation ganhou inúmeros prêmios internacionais pela sua excelente trilha sonora. Felizmente, é possível ter uma pequena amostra. Segue alguns arquivos em MP3 e MIDI que deixarão você realmente louco. (NOTA: Não disponibilizamos mais na área de download do site as musicas do jogo, em respeito aos Direitos Autorais da empresa)

Para finalizar, o jogo de PlayStation não é possível disponibilizá-lo da Internet, por ser um CD, além de ser protegido por direitos autorais. Ah, claro, você precisará de um console também, ou de um emulador para o computador, apesar de exigir configurações nada modestas.

O jogo VAMPIRE KILLER você pode conseguí-lo em algum site de emulação, onde seja possível baixar ROM de computadores MSX. Também será necessário um emulador. Recomendamos o BlueMSX. Você pode baixá-lo em http://www.bluemsx.com/ gratuitamente.