Jogo Generally

Alguém já teve a vontade de ter um jogo no seu PC, mas que fosse divertido como aqueles jogos do ATARI? Os mais velhos responderão certamente que sim.

Um dos maiores problemas nos jogos atualmente é que eles são tão perfeitos que, ao invés de estimular a imaginação, como os jogos mais antigos faziam, hoje, justamente pecam por não fazer isso. Naquela época, na quase pré-história da informática, dava-se muito mais atenção ao jogo em si, do que a aparência dele (tudo bem, existia uma grande barreira técnica para se fazer o que se faz hoje, mas os jogos eram mais divertidos e bem bolados).

O jogo mais “moderno” que eu conheço e que era uma delícia jogar e que lembrava esses jogos mais antigos, era o jogo ROAD FIGHTER, para MSX. O jogo era simples, com um visual mais bonitinho que um enduro do ATARI (pudera, o jogo era de 1985).

Imagem do jogo Road Fighter - MSX
ROAD FIGHTER, da CASIO. Um grande jogo de corrida para MSX.

Bem, demorou muito para eu achar outro jogo que eu curtisse tanto para jogar. Finalmente, alguém, e é claro que tinha de ser de alguém da Finlândia, resolveu usar inteligentemente os recursos atuais e fizeram o GeneRally, um jogo de carros que vem ocupando bastante meu tempo ultimamente e que com certeza, vai passar a dividir o seu tempo também, ao meio desses DOOMS da vida.

TELA PRINCIPAL, CONTROLES E CONFIGURAÇÃO

Engana-se quem acha que encontrará uma grande apresentação no início do jogo. O jogo vai direto ao ponto, entrando num menu onde contém os jogadores e pistas disponíveis.

Imagem: Generally - Menu principal
Generally – Menu principal

Na parte de cima da tela, você define o tamanho da prova. Ela pode ser por voltas na pista ou por quilômetros. Logo abaixo, está a lista de corredores. Dentro da caixa, estão os jogadores disponíveis. Do lado esquerdo, onde estão as linhas, são os jogadores selecionados que participarão da corrida. O jogo está limitado a 6 jogadores ao mesmo tempo.

O jogo, por default, não possui nenhum tipo de piloto pronto. Você deverá criar um novo piloto selecionando o botão “CREATE DRIVER”. Abrirá uma janela onde você colocará o nome do jogador, se ele é humano ou é o computador (Aqui existe um sistema de IA para o computador jogar como oponente). Após criar ao menos um “DRIVER”, você deverá selecioná-lo e escolher uma das pistas na parte de baixo da tela. Selecione uma delas.

O JOGO

Imagem Generally - Tela de jogo
Generally – Tela de jogo

Se você selecionou apenas 1 corredor na pista, o jogo entra no modo time trial. Ou seja, você vai jogar contra você mesmo e suas melhores marcas. O jogo guarda as suas melhores voltas em cada pista e você deverá ganhar de você mesmo! Se selecionar mais de um piloto, o jogo entra no modo corrida,e você deverá fazer o impossível para ganhar(isso não é nenhum trocadilho — o jogo é difícil mesmo).

Os comandos, por default, são as 4 teclas direcionais para o JOGADOR, sendo a tecla UP o acelerador, DOWN, para brecar e LEFT/RIGHT para virar.

Imagem Generally - Alguns tipos de carros
Generally – Alguns tipos de carros

Uma das coisas legais do jogo é a variedade de carros disponíveis. Tem desde carros de rali, passando por Formula 1, MINI(o carro inglês), até TRUCK. Muito legal.

O EDITOR DE PISTAS

Provavelmente, o grande barato do jogo é o editor de pistas. Particularmente dizendo, eu nunca tinha visto nada parecido. Ele é muito versátil e permite você fazer praticamente qualquer coisa.

Generally – Editor de pistas

O editor de pistas parece um editor gráfico, de tão flexível que ele é. Pode-se fazer qualquer coisa praticamente. Veja o mapa acima (que foi feito em 5 minutos, é verdade). E veja o resultado final:

Generally - Resultado da pista editada
Generally – Resultado da pista editada

Perceba que até mesmo os defeitos da imagem original encontram-se na pista, durante o jogo. Ou seja: PERFEITO!!!

ALGUMAS PEQUENAS PERGUNTAS AOS AUTORES

Quem são vocês e onde vocês moram ?
Meu nome é Hannu Rabina e o meu irmão se chama Jukka Rabina. Nós somos os desenvolvedores do GenneRally. Nós moramos na Finlândia.

Quem teve a idéia original do jogo ?
Jukka teve a idéia original do jogo e iniciou o projeto. Eu me envolvi logo depois.

Vocês tiveram alguma “inspiração” especial para fazer o jogo ?
Sim, um jogo chamado Slicks’n’slide. Não se encontra muitos jogos como ele por ai. Simples e divertido. Eu gostaria de dizer que a idéia nunca foi copiar o “Slicks” porque acho que ninguém conseguiria fazer algo daquele tipo.

Vocês possuem colaboradores para desenvolver o projeto ?
Não. Somente nós programamos ele. Também tem algumas pessoas que testam o jogo antes de atualizarmos o programa para o público.

Que linguagem vocês utilizaram para desenvolver o jogo ?
Somente C++.

Para quando podemos esperar uma nova versão do GeneRally ?
Você pode esperar algo novo sim, mas poderá esperar por muito tempo. Nós estamos desenvolvendo ele e lançaremos uma nova versão quando acharmos que ele está pronto. Não existe data definida.

Se um nova versão do GeneRally for lançada, podemos esperar suporte rede (multiplayer)?
É uma possibilidade. Mas não temos planos para isso também.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O jogo é muito bom. Talvez o único problema dele seja o excesso de rigor que a IA do jogo oferece. A curva de aprendizagem do jogo é média e, ao configurar o “DRIVER” como computador, trate de colocar o número da IA bem baixo, pois caso contrário(e mesmo assim) você terá problemas para vencer.

A melhor notícia é que o jogo é GRATIS!!!!!!!! Pode ser baixado na página oficial do jogo em http://generally.rscsites.org/. Na página, há um forum com dezenas (Acho que centenas) de novas pistas que podem ser baixadas para você jogar no seu computador.

Bom divertimento!!!