Cobras

Jogo Cobras - Tela de abertura
Jogo Cobras – Tela de abertura

Cobras é o jogo desenvolvido pela XUTI SOFTWARE em 2002. Cobras é um jogo estilo Nibbles. Para quem não conhece, nada mais é que uma cobrinha. Sim, uma cobrinha, e seu objetivo é permanecer vivo, comendo os “pontos” que aparecem na tela. Você talvez conheça esse jogo de seu celular.

Fácil? Bem, seria se o seu personagem, a “cobrinha”, não fosse aumentando de tamanho, fazendo com que você tenha que ser um verdadeiro malabarista para não dar um nó em você mesmo. Vamos ver se você é realmente capaz!!

Nibbles foi o primeiro nibbles no mundo que suporta SKINS, podendo ser utilizado como advergame. Maiores informações, entre em contato com a XUTI SOFTWARE.

COMO JOGAR ?

As regras do jogo são bem simples. Controlando a cobrinha por meio das teclas cursoras, você não pode colidir com as paredes laterais do jogo e nem com você mesmo. O resto pode, e deve, para ganhar muitos pontos. Na versão básica do jogo, os pontos são representadas por “$” e você deverá pegá-los. Cada vez que você ganhar pontos, a “cobrinha” altera seu tamanho. O jogo, na versão atual (versão 1.0) não suporta mouse, mesmo em modo janela.

A tecla “P” pausa o jogo a qualquer momento e a tecla “ESC” interrompe o jogo em qualquer momento.

Deve-se apertar a tecla “ENTER” para entrar em menus.

Jogo Cobras - Tela do jogo...
Jogo Cobras – Tela do jogo…
Jogo Cobras - Score
Jogo Cobras – Score

REQUERIMENTOS DO SISTEMA

Para executar o jogo COBRAS você precisa do WINDOWS 95 ou superior e monitor com placa de vídeo com no mínimo suporte a 256 cores e resolução de 640×480. A quantidade de memória é variável, dependendo do arquivo DAT que você estiver utilizando. No arquivo DAT padrão do sistema, é necessário 10Mb de memória RAM, mas esse valor pode mudar, dependendo do arquivo que você estiver utilizando. Adicionalmente, você deverá atender o mínimo exigido a seu sistema operacional.

Jogo Cobras - Créditos
Jogo Cobras – Créditos
Jogo Cobras - Skin?
Jogo Cobras – Skin?

MUDANÇA DE TEMAS

O arquivo DAT é o arquivo que contém todas as informações gráficas e sonoras essenciais ao jogo. Ele encontra-se no diretório “dat” do jogo, na versão windows. E para que é importante você saber isso? Essencialmente é para você saber como o programa funciona e para entender o que o menu configuração faz no seu programa.

Se você possui outro(s) arquivo(s) DAT para o programa, entre na opção CONFIGURAÇÃO, no menu principal do jogo (Selecione com as teclas e aperte “ENTER”). A seguir, o menu de configuração aparecerá. Você pode ajustar, além da quantidade de vidas que você terá no jogo, a velocidade dele.

Mas o que importa é o DAT, então vá na opção DATAFILE. Ao lado estará escrito o nome do arquivo que está sendo usado. Você poderá mudar o DATAFILE utilizado utilizando as setas cursoras e teclando <ENTER>. Você perceberá as mudanças imediatamente.

Jogo Cobras - Skin MSX
Jogo Cobras – Skin MSX
Jogo Cobras - Skin MSX (fundo Aleste)
Jogo Cobras – Skin MSX (fundo Aleste)

DOWNLOAD:

Você pode acessar a área de Downloads do site.

Você pode fazer o download diretamente aqui: [download id=”1083″]

Ou você pode baixar o jogo diretamente do site Superdownloads.